Agilistas na Agile Joinville Conference 2019

Segundo o dicionário, comunidade é o estado ou qualidade das coisas comuns a diversos indivíduos. Durante muito tempo, tive vontade de participar da comunidade de agilidade de Joinville entretanto, esta nunca foi muito ativa. Com algumas iniciativas aqui e ali, nunca houve um movimento que realmente ganhasse tração na cidade. Ao longo do tempo e, participando de vários eventos fora da cidade, essa vontade crescia cada vez mais mas, quando se está sozinho, as coisas são muito mais difíceis. No fim de 2018, em uma viagem para Curitiba para a participação em um evento organizado pela comunidade de lá, comentei com o Tiago, então colega de empresa, desse meu desejo e ele compartilhou da mesma vontade. Surgia ali uma parceria que cresceu e, a partir de março de 2019, começou a dar frutos por meio do Meetup Agile Joinville.

Meetup é um serviço criado em 2002 por Scott Heiferman com o objetivo de “organizar grupos online que realizam eventos presenciais para pessoas com interesses semelhantes.“ Wikipédia. Com a popularização do serviço, o termo se tornou mundialmente conhecido como sinônimo de uma reunião de um grupo em torno da discussão de um determinado assunto. Após entender um pouco a situação da comunidade com as pessoas que haviam organizado os primeiros encontros, começamos a organizar o que seria o #3 Meetup Agile Joinville. Recebemos a bordo a Camila, que já tinha experiência na organização de eventos da comunidade do IxDA e, passamos a buscar parcerias e locais para nosso primeiro evento.

Data decidida, buscamos o apoio de uma cafeteria da região que oferecia espaço e bom serviço e, agendamos o primeiro evento no site. Devido às restrições do local, abrimos poucas vagas e, observamos todas se esgotaram em poucos dias. O primeiro encontro foi um sucesso! Com 17 pessoas presentes, muito entusiasmo e vontade de compartilhar para crescer, tivemos a confiança de que realmente existem muitas pessoas na cidade querendo trocar experiências sobre a implementação de métodos ágeis nas suas empresas, sejam de tecnologia, ou não e, os últimos meses têm sido intensos desde então. Todos os meses buscamos apoio de empresas da região para ceder local, patrocinar o coffee break para os presentes e, o que tem sido mais difícil, encontrar pessoas dispostas a compartilhar suas experiências.

Agilistas no #3 Meetup Agile Joinville

A média de público tem subido a cada evento, a participação na comunidade do site também, e temos visto vários reflexos das iniciativas que tomamos como, por exemplo, a realização da primeira Agile Joinville Conference, uma iniciativa de outro grupo de pessoas que acabamos conhecendo no percurso e, pela total sinergia dos projetos, acabamos nos unindo nessa jornada.

Análise do crecimento da presença nos meetups

Existe na comunidade de organizadores um consenso de que, entre 40 e 60% das pessoas que confirmam presença nos eventos do Meetup acabam não comparecendo. Vários fatores influenciam nesses números porém, o principal apontado pela maioria das pessoas, é o fato do evento ser gratuito. Com o passar do tempo, temos conseguido trazer mais pessoas para os evento e já chegamos em um média de 74% de comparecimento, o que consideramos um sucesso, visto que todos os encontros do Meetup continuam sendo gratuítos. Muitas pessoas nos dizem para cobrar um valor simbólico mas, pelo menos no meu entendimento, isso iria contra a essência de poder reunir qualquer pessoa para discutir sobre o assunto.

Outro número que mostra o engajamento crescente da comunidade é a quantidade de inscritos no site da comunidade, pulamos de pouco mais de 200 inscritos em meados de fev/2019 para quase 550 em agosto, um crescimento de mais de 150% em 6 meses!

Análise do crescimento da comunidade no site do meetup

Agora, olhando para trás, vejo que esse movimento que sim, exige muita energia e muita vontade para continuar em frente, tem trazido bons frutos não só para comunidade, mas também para mim como pessoa. A necessidade de se relacionar, de buscar contatos e de convencer pessoas a contarem suas histórias tem feito de mim uma pessoas mais aberta ao novo, com mais argumentos e me levou a conhecer realidades completamente diferentes das quais estava e estou inserido. Tenho visto empresas em diferentes estados de maturidade na implementação de metodologias ágeis que me fizeram chegar a um questionamento sobre o que realmente é necessário para construir produtos ou oferecer serviços de qualidade, mas isso é tema para outro artigo.

Concluindo, organizar eventos para comunidade é um exercício de engajamento e força de vontade, mas que traz frutos pessoais e profissionais, desenvolve suas relações e te ajuda a abrir a mente para realidades completamente diferentes das quais você está inserido, o que gera um crescimento incrível. O valor e o apoio, direto ou indireto, das pessoas que estão ao seu redor é imprescindível, e todos, com as suas habilidades individuais, tem sempre a oferecer para o crescimento do grupo como um todo.

Time da organização do Agile Joinville Conference

Muitas pessoas fizeram parte dessa jornada, em especial a Morgana Creuz Ganske, Camila Steffen, Fabio Trindade, Felipe Toigo, Gean Alex Pereira, Guilherme Alberto Moreira dos Santos, Richard Borges, Tiago Jensen e Luan Eli Oliveira.

Tem vontade de começar uma comunidade? Vai atrás, que vai ser bom! Se precisar de ajuda, fale com a gente!